As melhores dicas para organizar a sua cozinha de forma eficiente
Quem é dona de casa sabe que a cozinha é um dos cômodos onde encontramos não somente panelas, eletrodomésticos e comidas, mas sim, um número incrível de miudezas e acessórios que nos proporcionam sensação de bem-estar na hora de cozinhar. No entanto, é preciso organizar tudo, aproveitando todos os espaços possíveis, e principalmente, deixando tudo com fácil alcance!
Nós da Self Box, empresa especializada em soluções de armazenagem, vamos ajudar você com algumas dicas para manter sua cozinha sempre organizada. Organização eficiente é tudo de bom! Confira as dicas e compartilhe com suas amigas e amigos!
Mas primeiro: Antes da organização, limpeza!
- Antes de qualquer arrumação, limpe os armários! Passe um pano úmido com um pouco de sabão ou álcool e tire a poeira.
- Não vale começar a arrumar a cozinha com a louça suja, né? Lave antes da arrumação, enxugue o que foi lavado e guarde a louça.
- Se tiver algo que não utilize mais, repense se realmente quer ficar com isso! Você pode doar, vender ou simplesmente jogar fora se não tiver mais nenhuma qualidade ou uso.
Tudo limpinho? Agora vamos às dicas de organização!
10 dicas eficientes para organizar a sua cozinha
1 – Organização por categorias
Itens iguais devem ocupar um espaço único, ou seja, devem ser guardados juntos, sendo copos com copos, pratos de uso diário juntos, panelas, travessas, potes para temperos, dentre outros.
2 – Cuidado ao empilhar
Pratos, panelas, travessas e refratários devem ser empilhados em grupos do mesmo tipo e tamanhos, para evitar que louças mais frágeis se quebrem por serem mais delicados. Existem alguns suportes para pratos excelentes no mercado que otimizam o espaço nos armários!
Antes de guardar, se possível, coloque um forro nos armários (como tecidos emborrachados), pois evitam arranhões e riscos nos móveis e na louça. Inclusive devem ser guardados um dentro do outro, conforme seus tamanhos permitirem.
3 – Agrupando as panelas
Normalmente, em casas e apartamentos é comum guardar as panelas no armário embaixo da pia. Se não couber todas, selecione as que você usa no dia a dia e deixe-as acessíveis, e as outras de menor uso, como assadeiras para bolos, por exemplo, pode guardar em locais mais “difíceis”. Ah não ser que você faça bolo todos os dias, não é mesmo?
4 – Organize seus potes plásticos
Verifique se todos eles têm tampa e descarte aqueles mais “antigos” que não tiverem. Guarde-os todos juntos! Se possui muitos potes, analise se realmente são todos necessários. Você poderá guardá-los com as tampas, ou juntar todas elas em um único espaço (desta forma já saberá onde procurar quando precisar).
5 – Potes de temperos
Tenha um porta-temperos para deixar a cozinha mais bonita e organizada. Uma dica muito eficiente e muito fácil também é colocar etiquetas nos potes para identificação dos temperos! Assim você nunca mais vai confundir a páprica com o coloral, ok?
6 – Cuidado com o peso nos encaixes
Ao guardar travessas e refratários, equilibre o peso sempre para não quebrar nada. Coloque sempre vidro por cima, para não ter risco de rachar com o peso ou com o atrito quando você for pegar algum deles.
7 – Copos, taças e recipientes de sobremesa
Guarde os copos próximos à fonte de água (geladeira ou filtro), principalmente os de uso diário. As taças, por serem mais delicadas e de uso menos frequente, podem ser guardadas em uma cristaleira ou no armário com cuidado. Tanto as taças quanto os recipientes de sobremesa devem ser organizados de acordo com uso de frequência.
8 – Eletrodomésticos e elétricos
Se não puder guardá-los todos juntos, organize da melhor maneira e mantenha-os sempre limpos e com os acessórios juntos. Geralmente, as pessoas separam um cantinho da cozinha e juntam todos eles, como batedeira, processador, sanduicheira e afins.
9– Organize todas as gavetas
Pode parecer bobagem, mas manter as gavetas organizadas lhe poupará tempo na hora de preparar suas refeições. Portanto, na primeira gaveta, guarde os utensílios de preparo: facas de corte, espátulas, colheres de pau/silicone, etc. Na segunda gaveta, coloque os talheres de mesa. E na terceira, utensílios e talheres de servir. Por fim, luvas, espremedor de batata, espremedor de alho em compartimentos restantes. Esta é só uma sugestão! Separe como preferir, de acordo com seu uso!
10 – Organize os panos de prato
Faça rolinhos e guarde-os. Desta forma, ocupam menos espaço e a rotatividade deles é melhor, evitando que se use sempre os mesmos panos.
Dica extra da Self Box: Self storage para itens especiais da cozinha
Para reuniões comemorativas, costumamos ter algumas louças especiais (aparelhos de jantar, copos, taças, toalhas de mesa, enfim, muita coisa que não é utilizada diariamente). Portanto, se você possui muitos itens especiais é importante ter um local apropriado para guardá-los com segurança. Se na sua casa não tem espaço suficiente para guardar estes pertences, talvez seja a hora de contratar um self storage para guarda-los.
Lembrando que na Self Box, além de guardar volumes pequenos, você pode aproveitar para guardar móveis, documentos e outros pertences. Tudo o que é seu que não cabe na sua casa, temporariamente ou não, fica seguro aqui com a gente! Acesse nosso site e confira tudo o que podemos fazer por você!